domingo, 1 de fevereiro de 2015

Pronomes anafóricos e catafóricos

São chamados de pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego “anaphorá” e do latim “anaphora”.
Designa-se ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem do mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.
Vejamos alguns exemplos de ANÁFORA:
        a)        João está doente. Vi-o na semana passada.
               (pronome “o” retoma o termo “João”.).
         b)      Ana comprou um cão. O animal já conhece todos os cantos da casa.
             (o termo “o animal” faz referência ao termo antecedente “o cão”)
         c)      A sala de aula está degradada. As carteiras estão todas riscadas.
           (O termo “as carteiras” é compreendido mediante a compreensão do termo  anterior “sala de aula”)
         d)     Maria é uma moça tão bonita que assusta. Essa sua beleza tem um quê de mistério.
       (o pronome “essa” faz referência à beleza de Maria, ideia que se encontra implícita no enunciado anterior.).
Por sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.
Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA:
         a)      irmã olhou-o e disse: - João estás com um ar cansado.
  (O pronome “o” faz referência ao termo subsequente “João”, de modo que só se pode compreender a quem o pronome se refere quando se chega ao termo de referência.).
         b)      Os nomes próprios mais utilizados na língua portuguesa são estes: João, Maria e José.
   (Neste caso o pronome “estes” faz referência aos termos imediatamente seguintes “João, Maria e José”.).
Podemos dizer que a catáfora é um tipo de anáfora, pois estabelece os mesmos tipos de relação coesiva entres os termos, porém o termo anafórico se encontra antes do termo referente, acontecendo exatamente o contrário nos demais tipos de anáforas.
Simplificando:
  • Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior.
  • Catáfora - termo usado para fazer referência a outro termo posterior.
 Fonte: <http://www.infoescola.com>

Até próximo post!
Erika Moraes


Um comentário:

  1. Oi, então, como venho batendo nessa tecla sempre acredito que os vídeos são a maneira mais didática, é uma maneira mais próxima. Se os vídeos tivessem ficado ruins não pediria tão insistentimente para fazerem. Eu acho que foi o ventilador que atrapalhou. A imagem tava boa (eu que sou chata demais) e acredito que foi o ventilador que atrapalhou. Os dois anteriores foram ótimos, fiz um simulado esse fim de semana e vi o quanto esses vídeos me ajudaram, a questão do hífen do mal com L e mau U. Meu amigo, Bruno que presta medicina viu o blog e Ta usando ele muito. E ele tbm concordou comigo que os vídeos foram a melhor opção! Obrigada por me responder. Ótimo o trabalho de vocês, os vídeos são essenciais... Se pararam de fazê-los Pq disse que a imagem tava ruim é que eu só tinha assistido o último. Só depois eu vi que tinha mais, me desculpem pela a minha falta de atenção! Parabéns! (Por favor arrumem 10min por semana para fazê-los, vc não tem ideia como me ajuda) boa semana

    ResponderExcluir