quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A gente, agente ou há gente?

Apesar de serem semanticamente distintas, as expressões a gente, agente e há gente são foneticamente idênticas, o que pode gerar confusão na modalidade escrita.

As três expressões, a gente, agente e há gente, existem e são empregadas em situações bem diferentes! Sim, elas são homófonas (palavras ou expressões diferentes cuja pronúncia é a mesma), mas semanticamente elas não possuem similaridades. Observe quando e como usar a gente, agente e há gente:

 A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós. Deve ser conjugada na terceira pessoa do singular e evitada na modalidade escrita (especialmente nos textos não literários), já que está muito associada ao coloquialismo. Exemplo:
a) “Quando a gente é novo, gosta de fazer bonito” (Guimarães Rosa).
b) “A gente vai ao cinema?”. Essa pergunta só pode ser feita num texto informal, na fala cotidiana. Ao escrever um texto mais formal, o redator deve trocar a expressão por “nós”: “Vamos ao cinema?” ou faz o sujeito ficar indeterminado: “Vai-se ao cinema?”.

 Agente: Conforme definição do dicionário Michaelis, agente é aquele Que age; que exerce alguma ação; que produz algum efeito. O que agencia ou trata de negócios alheios. 2 Pessoa encarregada da direção duma agência.Portanto, a palavra agente pode ser empregada apenas como substantivo comum e não deve ser confundida com a locução pronominal a gente. Exemplo:
a) O agente do FBI estará presente.
b) Marcos, o agente de viagens, organizou uma excursão para a Europa.
c) Pesticidas são agentes químicos nocivos à saúde.

● Há gente: Há gente = tem gente, ou seja, “existem pessoas”. Portanto, a expressão deve ser empregada somente nesse contexto:
a) Há gente que passa uma vida inteira sem viajar.
b)Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega.” (Lya Luft).


Fonte: <http://www.portugues.com.br>

Até o próximo post!

Erika Moraes

Um comentário: